Sêneca diz:

“A Educação qualquer que seja ela é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”

Paulo Freire

Visualizações da página

Usuários Online

sexta-feira, 20 de março de 2015

Padre Pelágio, a História.

O nome da escola é em homenagem e gratidão a memória do Padre Redentorista Pelágio Sauter nascido em 9 de setembro de 1878 na aldeia de Hausen Am Thann (Alemanha).
A história completa você encontra aqui.

Histórico da escola

Em 1958 deu-se a construção desta unidade escolar na comunidade da Vila São José, diante da necessidade de uma escola nas proximidades, pois os moradores desta região tinham que se descolar a longas distâncias para levarem seus filhos às escolas que nem sempre tinham condições para recebê-las, isto se deu ano de 1958.
A comunidade solicitou a construção de uma escola ao então prefeito Iris Rezende Machado que por sua vez, juntamente ao governador do Estado Otávio Lage de Siqueira buscaram uma solução para o problema em questão. Ao entender a necessidade da construção de uma escola na região, o governador doou ao prefeito uma área na Vila, equivalente a área da Praça Nossa Senhora da Conceição, situada na rua 611, na Vila São José. Aos 29 do mês de dezembro de 1958, a Câmara Municipal de Goiânia decreta através da Lei de criação nº1446/58, a construção da Escola Municipal na Vila São José.
Através de um mutirão, o Grupo Escolar Municipal da Vila São José foi fundado em 30 de junho de 1968, constituído por 4 salas, das quais deveriam abrigar os alunos e a parte administrativa da escola.
No inicio, a escola deparou com muitas dificuldades como falta de espaço, material pedagógico, mobiliário, produtos alimentares para fazer a merenda e funcionários o que interferia no andamento da mesma.
Entre as pessoas que se manifestavam, encontrava-se Padre Pelágio, este por sua vez, contribuiu para que os alunos recebessem o mínimo que uma escola pudesse proporcionar. E através do pedido da comunidade local ao prefeito e como reconhecimento pois, foi feita uma homenagem dando o nome de Padre Pelágio a escola.
Aos 25 do mês de junho do ano de 1978, após 17 anos da sua morte, a Câmara Municipal resolve então, através da Lei de Denominação nº 3916/68 alterar o nome da escola para Grupo Escolar Padre Pelágio. Em 1º de novembro de 1979 a resolução nº 204/79 aprova o regimento e o currículo do ensino de 1º a 4ª serie. Bem como a nomeclatura da unidade educacional.
E finalmente, a 6 de março de 1975 o Conselho Estadual de Educação de Goiás através da resolução nº 148/75 altera a nomeclatura da escola para E. M. Padre Pelágio e concede autorização à escola para ministrar o Ensino Fundamental (1ª à 4ª séries). Promovendo às adaptações tanto no regimento quanto na grade curricular.
Durante este período de ajuste a instituição passou por diversas transformações como: construção de um muro de alvenaria; reformas e duas ampliações da estrutura física.
A escola atende atualmente aproximadamente duzentos e oitenta alunos divididos em 10 turmas, 5 em cada turno, ciclo I no turno vespertino e ciclo II no turno matutino.
Os funcionários desta unidade de ensino atuam direta e indiretamente junto aos educandos: a equipe pedagógica realizando ações voltadas ao processo de ensino-aprendizagem e a equipe administrativa fornecendo o apoio necessário ao trabalho educacional, dentro e fora da sala de aula

Nenhum comentário: